O uso de energia solar, o cuidado com o desperdício de água e a reutilização de materiais são algumas das características dos chamados “prédios verdes''. Esses empreendimentos estão mudando o processo de planejamento e construção de edifícios, e o Tívoli faz parte deles.
O empreendimento é um marco no desenvolvimento sustentável e de responsabilidade ambiental. Veja a seguir alguns dos diferenciais sustentáveis dele.
Uma nova tecnologia para captação de energia solar
Com um método ainda mais sustentável que os já conhecidos painéis solares, o Tívoli utiliza de uma nova tecnologia de captação solar, as OPV. O equipamento se parece com um filme plástico, é formado por materiais orgânicos não tóxicos. Eles serão implantados através dos vidros das janelas do edifício Tívoli.
As OPV são feitas a partir de garrafas PET derretidas e tinta à base de carbono, por isso são consideradas a energia mais verde já registrada. É como um passo além dos painéis solares feitos de silício.
A primeira floresta com reaproveitamento de água
O Edifício Tívoli será o primeiro do Brasil a ter uma floresta toda irrigada por água de reaproveitamento.
A Floresta Sustentável pode utilizar, além da água da chuva, a água cinza, que é aquela água de reúso proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa, entre outros.
Os benefícios gerados por esse reúso de água são diversos: além de representar uma solução sustentável para preservar os recursos do meio ambiente, também traz economia na conta de água no fim do mês e uma segurança para os moradores em caso de crise hídrica.
Garagem para carros elétricos
Os veículos elétricos, que são uma aposta sustentável, começaram a chegar ao mercado brasileiro, seguindo uma tendência mundial.
Pensando nisso, todas as vagas da garagem contarão com um com um ponto de energia para o carregamento dos veículos elétricos.
Apartamentos com eletrodomésticos com selo de eficiência energética
Máquina de lavar, geladeira, ar-condicionado split. Esses são alguns aparelhos e eletrodomésticos que precisam ser eficientes para utilizar toda a energia disponível com qualidade. Isso porque, com a constante necessidade de racionamento de água pela qual o Brasil tem passado, o consumo consciente é uma ação indispensável.
Ao economizar energia elétrica, por exemplo, contribuímos para diminuir o desperdício de água, uma vez que as hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da energia produzida no país.
Por isso, os apartamentos do Edifício Tívoli serão equipados com eletrodomésticos com selo de eficiência energética, que garante a economia de energia, evitando desperdícios.
Saiba mais sobre o Edifício Tívoli
Localizado em Montes Claros, em um formato exclusivo de condomínio, ele é um exemplar de inovação e sustentabilidade, projetado e executado com as soluções tecnológicas mais inovadoras do mercado.
Com uma vista incrível para a cidade, a infraestrutura completa proporciona aos moradores diferentes opções de espaços para a prática de lazer e vivência. Para fazer parte desse universo você pode adquirir o seu através deste link.