Hoje em dia, as pessoas que buscam um novo lugar dão prioridade a uma boa qualidade de vida, principalmente para o momento que vivemos hoje em dia. Por isso, quanto mais funcional um apartamento for, melhor e mais confortável será viver no ambiente, concorda?
Adotar medidas criativas para tornar um apartamento funcional e confortável será essencial para ter uma boa qualidade de vida e convívio social com a família. Nesse contexto, a pergunta que fica é: quais são as tendências e funcionalidades para os apartamentos de hoje?
O que é um apartamento funcional?
Um apartamento funcional aproveita melhor o fluxo e utilidade dos ambientes de um apartamento. Por exemplo, unificar a varanda com a sala é sinônimo de integralidade. Isto é, possibilita-se o bem-estar de cozinhar e conviver com a família em um mesmo ambiente. Dessa forma, há funcionalidade e convívio social.
Essa regra vale para apartamentos pequenos e amplos, pois de acordo com o tamanho da residência, há diferentes tipos de necessidades. Uns precisam de mais espaços de armazenamentos, enquanto outros demandam maior espaço para alocar eletrodomésticos mais robustos.
Ou seja, o conceito do apartamento funcional é explorar todos os espaços, a fim de trazer praticidade, compensar a falta de espaços e/ou trazer fluxo de passagem. Inclusive, é possível contar com os serviços de um arquiteto para isso.
Dessa forma, é possível viver bem e com a sensação de amplitude. Nesse contexto, os móveis precisam estar em certas posições de modo a integrar ambientes que terão várias utilidades.
Como transformar os espaços para aproveitá-los melhor?
Veja algumas dicas para adicionar funcionalidade a um ambiente:
- usar espelhos para melhorar o alcance da iluminação natural nos cômodos;
- apostar em paredes claras e neutras para clarear o ambiente;
- utilizar portas de correr;
- usar o mesmo tipo de piso para criar continuidade nos ambientes;
- pensar na necessidade de cada móvel podendo, inclusive, optar por móveis planejados.
Listamos alguns truques para dar a sensação de amplitude, mesmo que o seu apartamento já seja espaçoso. Agora, que tal falar sobre cada cômodo?
A cozinha
Para ter funcionalidade neste ambiente, é necessário encontrar maneiras de deixar a cozinha mais organizada e prática. Estamos falando da disposição dos móveis para otimizar a passagem de ar. Com móveis robustos, essa dica será essencial para a funcionalidade do espaço.
Pode-se, por exemplo, apostar em armários sob medida para adicionar mais espaço de armazenamento, de acordo com a necessidade do morador.
O banheiro
Opções simples para otimizar a amplitude do banheiro são:
- paredes e louças claras;
- nichos e prateleiras nas paredes;
- cubas redondas, pois se adaptam à maioria das bancadas;
Os quartos
Esse é o ambiente destinado ao descanso e muitas vezes ao home office. Por esse motivo, é preciso prestar bastante atenção ao utilizá-lo, até porque o objetivo aqui é favorecer que ambas as atividades sejam realizadas com conforto e funcionalidade.
Aproveite o espaço debaixo da cama para armazenamento adicionando gavetas para roupas de cama, travesseiros ou sapatos. Outra dica para armazenamento é aproveitar a altura do pé direito do quarto para prateleiras e nichos.
A sala
A entrada de todo apartamento pode imprimir a sensação de amplitude e conforto se planejado de maneira que fique mais espaçosa do que já é. Por isso, alguns truques como a integração de ambientes funcionam bem. Um bom profissional de arquitetura pode ajudar na integração e otimização do fluxo de passagem de ambientes como esse.
Atente-se quanto à posição de móveis e eletrodomésticos, pois os robustos atrapalham a circulação e não auxiliam na otimização da funcionalidade do ambiente. Antes de comprar a mobília, saiba as medidas do cômodo, e para uma garantia maior de funcionalidade pense nos móveis planejados.
Área de serviço
Alguns apartamentos contam com área de serviço, sendo esse um ambiente que necessita funcionalidade, visto que facilitará a organização de materiais de limpeza e varal.
Sendo assim, defina quais atividades serão realizadas na área de serviço, como lavanderia, armazenamento e outros. Para o armazenamento de materiais, utilize armários multifuncionais, com cabides embutidos e tábua de passar roupa.
Estes armários podem ser altos para que todo o pé-direito seja utilizado, assim como o uso de varais de teto.
Depois de todas essas dicas, você percebeu algo em comum? A amplitude pode ser feita de várias maneiras. Portanto, não se esqueça: para transformar o seu apartamento em um espaço funcional conte com as dicas do conteúdo acima e auxílio de arquitetos. Dessa forma, o bom convívio e o bem-estar da família estarão garantidos.
Para mais conteúdos relacionados a conteúdos como este, visite o blog da Turano!