Os telhados embutidos são comuns em algumas empresas e residências. Mas o que é este tipo de telhado? É uma cobertura feita com telhas, onde elas não ficam aparentes. Elas são dispostas de maneira que fiquem “escondidas” sob um estrutura chamada platibanda.
Exemplificando melhor, é como se houvesse uma parede ou viga na frente do telhado. Para uma visualização melhor do que estamos falando, confira a imagem a seguir:
Bom, agora que você já conhece este tipo de telhado, vale ressaltar que ele deve estar previsto no projeto arquitetônico. Fica a critério do projetista a especificação técnica, materiais e medidas da construção.
Tipos de telha para este telhado
As telhas recomendadas para este tipo de telhado são aquelas de fácil instalação e de peso baixo. Vale salientar que é totalmente irrelevante a estética das telhas, pois elas não estarão visíveis aos usuários da edificação.
Usualmente, existem três tipos de telha no mercado para a construção dos telhados embutidos, cada uma com suas características. Conheça-as a seguir.
Fibrocimento
Por conta de seu comprimento e largura, esta telha tem um custo-benefício muito maior, cobrindo maiores quantidades de áreas sem a necessidade de muitas telhas. Entretanto, trata-se de um material extremamente frágil.
Metálica
São telhas feitas de aço, popularmente conhecidas como “telha sanduíche”. São excelentes para isolamento térmico e apresentam uma boa resistência.
Polipropileno
São semelhantes às telhas de vidro. Sua função principal é trazer ao ambiente uma iluminação natural. Elas podem ser utilizadas em conjunto com as duas telhas anteriores. Ou seja, esta é uma opção para detalhes na residência.
Vantagens e desvantagens do telhado embutido
Este é um telhado moderno; quando bem feito proporciona uma estética diferenciada e traz um charme diferenciado às residências. Em algumas situações, ele pode ter um custo muito menor do que o de um telhado convencional. Assim, estas são as duas principais vantagens.
Como desvantagem, existe o fato da fragilidade, especialmente quando usam-se as telhas de fibrocimento. Algumas pessoas também não se identificam com esta estética, pois acreditam que a residência fica com cara de clínica. Mas isso fica por conta do gosto pessoal de cada um.
De forma resumida, as vantagens e desvantagens são as abaixo relacionadas.
Vantagens
- Pode ser feito um telhado mais simples com o uso de telhas de fibrocimento, por exemplo.
- O custo do telhado é mais em conta.
- Usa-se uma menor quantidade de madeira, isto no caso de telhas leves e grandes como as de fibrocimento ou metálicas.
- É mais leve, se usado com os materiais descritos acima.
- Demanda menos tempo de construção e tem manutenção mais fácil.
- É mais moderno e fica em sintonia com os atuais padrões arquitetônicos de construção.
Desvantagens
- Embora o custo do telhado em si seja mais barato, há outros custos como o uso de calhas e a construção de platibandas para esconder o telhado.
- O telhado geralmente fica baixo, o que inviabiliza o acesso ao interior dele para manutenção elétrica, entre outros.
- No caso de telhas de fibrocimento, é necessária a colocação de uma manta térmica embaixo das telhas, pois este tipo de telha aquece muito e pode transferir o calor para a laje e consequentemente para dentro do ambiente.
É sempre bom conversar com um arquiteto ou engenheiro para entender se este tipo de telhado é o ideal para a sua residência.