Uma fonte de energia alternativa e sustentável que tem se popularizado cada vez mais é a energia solar. Ela é produzida através da captação da energia dos raios solares e para isso utiliza painéis, normalmente instalados nos telhados.
Mas o desenvolvimento de energias alternativas não para, e apresenta agora algo ainda mais inovador: a Organic Photovoltaic (OPV). Esta é a terceira geração da tecnologia de células solares.
Trata-se de captores solares cuja energia é ainda mais verde que os painéis solares. De transporte fácil e instalação simples, a OPV é ideal para instalação vertical ou curva. No edifício Tívoli, esses captores solares serão implantados através dos vidros das janelas.
Seus benefícios, é claro, não param por aí. Neste conteúdo vamos apresentar o que é o OPV e tudo o que ele possibilita.
Do que é feita a OPV?
A OPV nada mais é do que um filme plástico, formado por materiais orgânicos não tóxicos. Ele contém também materiais recicláveis e sintetizados em laboratório.
As pequenas células provêm do substrato de resina PET (Polímero Politereftalato de Etileno). O filme recebe também uma camada de uma tinta composta por células fotovoltaicas para converter energia solar em eletricidade.
Em outras palavras, a OPV são painéis solares feitos a partir de garrafas PET derretidas e tinta à base de carbono. É por isso que pode ser considerada a energia mais verde de que temos registro. É como um passo além dos painéis solares feitos de silício.
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, Tiago Alves, CEO da empresa mineira Sunew, afirma que os insumos utilizados para a fabricação da OPV são abundantes na natureza e fáceis de produzir em laboratório.
Diferente de outras fontes de energia elétrica que necessitam de materiais semicondutores que ocorrem na natureza, com a OPV é diferente. Todo processo das rotas de síntese das moléculas são simuladas em computadores e, portanto, podem ser fabricadas em qualquer lugar do mundo.
Possibilidade de customização
Leveza e flexibilidade são pontos muito fortes nesse material. Para se ter ideia, cada painel de silício pesa, em média, 25 kg por metro quadrado, enquanto a OPV pesa 300 g por metro quadrado.
Em termos de eficiência eles não são equivalentes. Mas, o que torna a OPV uma alternativa inovadora é a sua versatilidade. É possível aplicá-lo em diferentes superfícies: em transportes, em vidraças, em estruturas metálicas leves, entre outros.
Além disso, são produtos com semitransparência. Estas são algumas das características que fazem das células fotovoltaicas orgânicas (OPV) uma tecnologia altamente aplicável e humanizada.
Ela é capaz de se adequar a praticamente qualquer ambiente de uma maneira que as soluções tradicionais são incapazes.
Reduz a pegada de carbono
Como falamos, a produção dos filmes de OPV utilizam materiais orgânicos não tóxicos. Isso faz com que a sua pegada de carbono seja a menor possível até hoje em termos de energia elétrica.
Vale salientar que o seu processo produtivo demanda pouca energia elétrica. Não é necessário nenhum resíduo tóxico e nada de altíssima temperatura no processo.
Para se ter noção, são de 10 a 20 vezes menos agressivas do que as tecnologias solares tradicionais. Quem busca sempre pelas soluções mais sustentáveis possíveis, encontra na OPV a melhor opção.
Melhor performance de temperatura e luminosidade
O OPV aceita maiores temperaturas externas e garante melhor geração de energia em ambientes com luminosidade até 600 vezes menor que a luz direta do sol. Isso acontece porque devido ao seu coeficiente de temperatura positivo, a eficiência do filme cresce com o aumento da temperatura externa.
Tecnologia presente no Tívoli
Toda esta tecnologia e inovação você encontra no Edifício Tívoli, empreendimento da Turano que tem foco em sustentabilidade. Este será um dos primeiros prédios de residências do Brasil a utilizar essa tecnologia.
O empreendimento inaugura em Montes Claros um formato exclusivo de condomínio pensado para promover uma experiência única de vivência, além de estar comprometido com as boas práticas de manutenção e preservação do meio ambiente.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre, acesse o nosso site e entre em contato conosco. Será um prazer lhe apresentar este empreendimento.