Uma dúvida muito comum para quem quer investir o seu dinheiro é: comprar ações ou imóveis?


Depende. Investir em imóveis é mais “fácil” e seguro do que investir na bolsa. Principalmente se você não sabe muito sobre esta segunda opção.


Ou seja, a grande diferença está na facilidade de compreender e lidar com seu investimento.


Você sente mais segurança ao falar sobre imóveis ou sobre a bolsa? Conhece mais pessoas que têm imóveis ou que possuem ações? Já lidou mais com corretores imobiliários ou com corretores de valores?


Geralmente, as pessoas sabem mais sobre imóveis, o que torna esta opção mais interessante.


Para saber se é melhor comprar ações ou imóveis, é preciso avaliar o rendimento destes dois tipos de investimento.


O retorno médio de quem arrematar um bem num leilão pode ser de 40% (há casos em que o lucro foi de 100%). Por outro lado, há ações que valorizaram 150% nos últimos dois anos.


Então, entre ações ou imóveis, a primeira opção é a mais lucrativa? Provavelmente, sim.


Existem ações que despencam e, dois anos depois, valem menos do que o dinheiro investido nelas. Como você vai saber se está comprando pepita ou pirita (o ouro dos tolos)?


A seguir, veja dois pontos que vão ajudar a esclarecer o porquê de investir em imóveis é a melhor opção.


Mais segurança

Se você é leigo, provavelmente não vai saber começar. Será preciso usar os serviços de uma corretora de investimentos.


Por segurança, ela vai lhe orientar a comprar um conjunto de ações e a diversificar suas opções. Assim, você perderá em algumas ações e ganhará em outras.


O que se espera é que o resultado seja positivo e que ao fim de um ciclo haja lucro. Mas não há como prever qual será o seu retorno.


Enquanto isso, o investimento feito em imóveis é seguro e previsível.  E, geralmente, a transação para adquirir um imóvel acontece em poucos meses.


Mais tranquilidade

Este é outro fator que deve ser levado em consideração. Quando você pensar em colocar seu dinheiro em ações ou imóveis, qual escolha lhe fará dormir mais tranquilo?


A Bolsa de Valores oscila a cada minuto. Tudo acaba influenciando no resultado da ação. O dólar, a política, os conflitos internacionais, etc.


Na última segunda-feira, por exemplo, as bolsas asiáticas encerraram o dia com perdas expressivas devido às consequências do conflito na Ucrânia. Por conta desses fatores, é preciso ficar de olho em tudo para não perder o capital que foi investido.


Já no caso de imóveis, você entende mais. Afinal você viveu a vida inteira dentro de um deles.


Se comprar um bem em péssimas condições, gastará muito na reforma, perderá tempo, e não será um bom negócio. Agora, se houver poucos reparos a serem feitos, bastará chamar um pedreiro de confiança, melhorar a aparência, colocar à venda e esperar as propostas. Veja algumas opções nesse estilo, clicando aqui.


Além disso, caso você opte por um apartamento novo, ainda na planta, o preço costuma ser mais acessível do que o de um apartamento pronto. Ele pode chegar a ser até 20% mais barato que um imóvel pronto.


Em geral, os empreendimentos comprados na planta exigem uma entrada mínima e as parcelas podem apresentar valores menores que o aluguel.


Então se você não tem interesse em morar nele imediatamente e pode esperar o tempo da construção, e, principalmente, quer comprar imóvel com pouco dinheiro, o valor de um apartamento na planta pode sair mais em conta entre as possibilidades do mercado imobiliário.


Para entender melhor como funciona a compra de um imóvel na planta, acesse esse outro blog que fizemos, clicando aqui.


Podemos concluir, então, que ao optar por investir em um imóvel, você não ficará tão dependente das coisas que acontecem ao redor do mundo. Ou seja, pode ficar mais tranquilo.


Diferente das ações, o mercado de imóveis tem maior estabilidade e menor oscilação.


Outro fator importante é que ao longo do tempo, o patrimônio pode se valorizar gerando um retorno cada vez maior sobre os investimentos. Sem contar que, assim, consegue-se a diversificação do portfólio de investimentos, talvez adquirindo casa, apartamento ou um imóvel comercial.


O mercado imobiliário está cheio de boas oportunidades.


Cabe aos investidores aproveitarem cada uma delas com inteligência, visão a longo prazo e muita pesquisa. O resultado será a lucratividade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, analisar o uso do site e auxiliar em nossos anúncios. Ao clicar em "aceitar", você concorda com o uso de cookies.