Uma construção sustentável não é tão simples quanto o nome. Para que seja considerada dentro desse padrão, é preciso seguir várias normas, utilizar materiais e processos sustentáveis, obter selos que garantem a preservação ao meio ambiente e muito mais.
Inclusive, esses parâmetros são tão rígidos, pois a construção civil é um dos principais setores responsáveis pela degradação da natureza. Segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, a construção consome por volta de 20% da água das cidades, enquanto 75% do consumo vem dos recursos naturais, gerando 80 milhões de toneladas de resíduos ao ano.
Por isso, cada vez mais é preciso investir em projetos que visam a sustentabilidade da obra e garantir uma boa qualidade de vida para a comunidade, mas sem perder o requinte almejado pelas construtoras. Mas afinal, você sabe exatamente o que torna uma obra sustentável?
O que é?
Uma construção sustentável é caracterizada pela forma de se construir casas e edifícios, com a harmonização e minimização da degradação ao meio ambiente. Isto é, durante o planejamento, construção e pró-construção, esse tipo de obra procura amenizar os impactos causados à natureza, com a redução de resíduos e utilização inteligente da água e energia.
Esse conceito se tornou preocupação dos profissionais lá na década de 70, quando houve a crise do Petróleo, a qual amenizou a utilização de energia. Com o fim da crise, a iniciativa de economizar recursos não sumiu e o conceito de sustentabilidade só foi crescendo a partir de então.
Os anos 90 foram os mais importantes para a construção civil brasileira quando o assunto é sustentabilidade. Isso porque o tema teve mais força junto aos órgão internacionais com a busca por alternativas mais econômicas na construção.
O próprio Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura diz que uma construção sustentável "deve contemplar o aproveitamento do meio natural sem causar prejuízo algum sobre a sustentabilidade, devendo aplicar o desenvolvimento tecnológico para a concretização de uma maior poupança energética e a diminuição dos resíduos, sem esquecer o aspecto estético, um dos vários fatores que determinam a habitação".
Quais são os benefícios e os desafios?
Já mencionamos que a construção é um dos setores mais importantes na economia do Brasil, e também de qualquer país. Sendo assim, os benefícios de aplicar processos sustentáveis em uma obra são:
- Redução de custos de investimento e de operação;
- Valorização da obra;
- Grandes oportunidades de negócios;
- Diminuição no desperdício;
- Otimização do uso de recursos naturais;
- Menos emissão de CO2;
- Garantia de boa qualidade de vida para essa geração e para as futuras.
Os desafios também são muitos, e podem ser citados como a implantação de sistemas para a gestão eficiente da água, assim como a diminuição da utilização de materiais geradores de grandes impactos ambientais, uso consciente de energias renováveis, redução de resíduos nas obras e readequação de projetos antigos para evitar demolições.
Quais são as características de uma construção verde?
Uma construção pode ser considerada sustentável quando há características que respeitam o ambiente que a cerca, assim como a comunidade. Confira:
- Uso de sistema elétrico e hidráulico que evidenciam a economia e o uso racional desses recursos, evitando o desperdício;
- Utilização de materiais certificados, como a madeira e o ecogranito;
- Instalação de sistema de aquecimento solar com painéis fotovoltaicos;
- Priorização da iluminação natural para economizar energia;
- Uso de lâmpadas LED, as quais duram 25 vezes mais que uma lâmpada comum, além de consumirem menos energia;
- Projeto de construção que minimize os danos ao meio ambiente e sem a extração irregular de matéria prima;
- Instalação de sistemas para a captação da água de chuva para reutilização;
- Processos construtivos que evitam ao máximo o desperdício de materiais, assim como a garantia de uma boa gestão de resíduos de obra;
- Implantação de sistema termo-acústico, para a diminuição no uso do ar condicionado;
- Emprego de áreas verdes que possibilitam a limpeza do ar e diminuição de temperatura;
- Certificações como a LEED;
- E mais.
O que é certificação LEED?
Também chamado de selo verde, esse tipo de certificação é almejada por muitos, mas é cedida à alguns, pois as normas são bastante rígidas. O selo LEED é a sigla para Leadership in Energy and Environmental Design e foi criado pela US Green Building Council (USGBC). O principal objetivo aqui é comprovar que o edifício foi projetado e executado de maneira sustentável. Para isso, há 4 níveis de certificação:
- Certified
- Silver
- Gold
- Platinum
Mesmo assim, há 8 tipos de certificação, veja só:
- Novas construções e grandes reformas
- Edifícios existentes – operação e manutenção
- Interiores comerciais
- Envoltória e estrutura principal
- Lojas de varejo
- Escolas
- Desenvolvimento de bairros
- Hospitais
Para obter o selo, a empresa responsável deve se inscrever em umas dessas tipologias no site do LEED e enviar todos os documentos exigidos e aguardar o parecer da auditoria.
Quais são os exemplos de construções sustentáveis?
Casas de Bambu da Indonésia
Na Indonésia, a ideia de usar bambu nas casas funcionou. Isso porque o material é leve e resistente, quando utilizado da maneira correta. No sudeste asiático, essas casas conseguem resistir às enchentes e são de baixo custo.
Arena Castelão
A primeira arena sustentável do mundo, localizada em Fortaleza, ganhou a certificação LEED de construção sustentável pelos processos aplicados, como o uso racional de água, energia, além de possuir baixo impacto ambiental.
Edifício Tívoli
Um grande marco no desenvolvimento sustentável e de responsabilidade ambiental, o Tívoli foi construído pela Turano Construtora em Montes Claros, MG. Além de promover uma experiência única de vivência perto do verde, possui as soluções tecnológicas mais inovadoras do mercado e também conta com o LEED.
Você já sabia sobre todas essas especificidades para uma construção sustentável? Se quer aprender mais sobre a sustentabilidade na construção civil, conheça o blog da Turano Construtora!