Que o ser humano é falho, isso nós sabemos, mas sabemos também que é possível minimizar ou eliminar as falhas se identificarmos a origem do problema. Bom, na construção civil esse problema foi, por muitos longos anos, a falta de comunicação em projetos. Nesse contexto, erros graves ocorriam na execução de projetos e como tentativa de eliminar tais erros surge a metodologia BIM.
De primeira, você precisa saber que essa metodologia veio para ficar, pois já revolucionou vários projetos em vários níveis: elaboração, organização e comunicação. Ou seja, esse método surgiu para facilitar a vida dos profissionais no setor da construção civil.
Quer saber mais sobre essa inovação? Acompanhe o conteúdo até o final e fique por dentro.
Afinal, o que é a metodologia BIM?
Muitos profissionais pensam na BIM como um software, mas não é bem assim. A sigla vem do inglês e significa Building Information Modeling, e pode ser traduzido para Modelagem da Informação da Construção. Muitos profissionais interpretam a metodologia de formas diferentes, mas segundo o Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, a BIM é a filosofia de trabalho capaz de integrar arquitetos e engenheiros na elaboração de um modelo virtual preciso da obra com dados completos, como:
- topologia;
- capital;
- previsão de insumos;
- processos de produção;
- e mais.
Já a Building Smart crê na BIM como as características físicas e funcionais dos prédios por meio de uma representação digital. Nelas são possíveis integrar os ciclos de vida das obras por meio da gestão de informações do projeto, o que permite decisões assertivas.
Apesar de ser um modelo virtual da obra em 3D, há também uma série de informações sobre a edificação capaz de facilitar e melhorar a comunicação entre os profissionais e disciplinas envolvidos no projeto e o fluxo de execução e gestão.
Você deve estar se perguntando, mas já não existem modelos de edificações feitas no papel milimetrado? Claro que sim, mas com a tecnologia, a construção civil viu a oportunidade de ir além no planejamento de um edifício. O modelo digital é capaz de mostrar:
- o embasamento para a projeto;
- consumo e descarte de materiais;
- simulação do ciclo de vida da obra;
- o impacto social, positivo e negativo que terá na região;
- o comportamento da estrutura de acordo com as mudanças climáticas;
- eficiência energética.
Já que estamos falando da BIM como algo inovador, a impressão é de que surgiu recentemente, mas essa conversa foi iniciada nos anos 70. Confira a seguir como se deu o surgimento da BIM.
Como a metodologia surgiu?
Como falamos anteriormente, os anos 70 ficaram marcados para a construção civil, pois foi nessa época que surgiu a necessidade de integrar informações do planejamento de edificações com as redes elétricas a fim de eliminar erros. Foi assim que o BDS surgiu, ou o Sistema de Descrição da Construção.
Porém, somente em 1986 que o primeiro software de Building Modeling surgiu e ele era capaz de fornecer modelagem tridimensional com componentes inteligentes. Apesar de não fazer o que o BIM faz hoje, esse modelo foi o mais próximo do que usamos hoje.
O termo que conhecemos hoje foi citado pela primeira vez em 1992, mas mesmo assim considera-se que o conceito tenha mais de 40 anos de idealização. A popularização no Brasil se deu em 2010, com a ajuda de softwares avançados e designados a colher informações úteis para projetos.
Em resumo, a BIM surgiu de acordo com a necessidade de velocidade, otimização no desempenho e agilidade na concepção de projetos no setor da construção civil.
Quais são os benefícios da metodologia BIM?
Já listamos algumas vantagens do uso da metodologia, mas para que todos os benefícios estejam em um lugar só, confira a lista abaixo:
fluxo de trabalho ágil e transparente;- linguagem comum;
- imagens inteligentes do projeto com cálculos integrados;
- geração de relatórios de análises;
- execução assertiva;
- assertividade no cronograma;
- eficiência na comunicação entre projetos.
Ainda neste contexto, muitas construtoras, como a Turano, utilizam a tecnologia aliada ao processo de qualidade, pois a BIM é capaz de oferecer velocidade, flexibilidade e padronização na elaboração de projetos. A compatibilização entre eles otimiza tempo e custos, além de evitar retrabalhos, resultando em uma execução mais fácil e rápida.
Onde posso aplicá-la?
É possível aplicar a BIM para todas as competências no entorno de um projeto de construção, como para o engenheiro, projetista, orçamentista, gestor de edificação, construtora e arquiteto. Ou seja, a BIM abrange o planejamento, execução, gerenciamento e os investidores das edificações.
Qual é o futuro da BIM?
A expectativa é de que o BIM se popularize mais com iniciativas privadas e por meio de ações governamentais e nas instituições de ensino superior e técnico. Até porque, no fluxo BIM é possível utilizar ferramentas como a Realidade Aumentada, o Escaneamento a Laser, a inteligência artificial e a impressão 3D.
A tendência é que a metodologia BIM seja aperfeiçoada para a interação e colaboração entre projetos em tempo real, por meio de um ecossistema de dados do projeto.
Esse conteúdo foi útil para você? Conheça o blog da Turano Construtora para ficar por dentro das novidades acerca da construção civil!