Um dos maiores desafios da sociedade atual é enfrentar a poluição ambiental e o aquecimento global. Essas mudanças climáticas são significativas e afetam desde a nossa saúde até a produção de alimentos.
Os principais responsáveis por elas são os atuais padrões de produção e consumo e da intensa emissão de gases gerados por uma série de processos.
Isto quer dizer que algumas das nossas atividades – especialmente o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), a agropecuária, o desperdício de alimentos e a produção de energia elétrica – estão acelerando o efeito estufa, causando enorme prejuízo ao meio ambiente.
A consequência são secas, enchentes, tempestades, derretimento das geleiras que ameaçam a disponibilidade de água, de alimentos e de energia no mundo todo.
Para ajudar a cuidar do nosso planeta e combater este problema, podemos cobrar dos nossos governantes e pressionar as empresas a adotarem políticas socioambientais responsáveis.
Mas além disso, existem alguns hábitos de consumo que podem ser facilmente aplicados no seu dia a dia.
Para inspirar você, selecionamos 5 atitudes sustentáveis que também contribuem para o seu bem-estar, sua saúde e para o seu bolso. Confira.
1 - Gere menos resíduos
A coleta seletiva de lixo é um bom jeito para começar a ter atitudes mais ecológicas.
Você também pode criar alternativas para diminuir a geração de resíduos, comprando produtos duráveis e resistentes, e também consertá-los em vez de descartá-los.
Outra opção é procurar por embalagens reutilizáveis ou recicláveis e escolher produtos de empresas que desenvolvem programas socioambientais ou que sejam responsáveis pelo tratamento pós-consumo, em geral assinaladas com algum selo ambiental.
2 - Economize luz e água
Não é de hoje que ouvimos falar sobre a necessidade de economizar água e energia elétrica. Afinal, a redução do consumo contribui tanto para as suas finanças, quanto para o meio ambiente, já que diminui a demanda de recursos naturais.
Para isso, você pode mudar alguns hábitos como a utilização de lâmpadas fluorescentes em vez de incandescentes e até o reaproveitamento de água para lavar o quintal, por exemplo.
3 - Opte por alimentos agroecológicos
Uma grande mudança que você pode promover é trocar os supermercados pelas feiras e consumir mais alimentos agroecológicos, ou seja, produzidos sem agrotóxicos e pela agricultura familiar.
Os alimentos vendidos em feiras não vêm em embalagens e o trajeto que fazem do produtor até o varejo é muito mais curto que o dos comercializados em um supermercado. Com isso, a degradação do meio ambiente e a emissão de poluentes durante o transporte é menor.
Além de prestar atenção nos alimentos que você consome, é muito importante que você evite desperdícios, pois o processo de decomposição dos alimentos também libera gases GEE.
4 - Faça seus trajetos a pé
Além de saudável, caminhar não polui, é econômico e ainda permite conhecer e interagir muito mais com a cidade. Por isso, sempre que possível, substitua o uso do carro por caminhadas.
Aumentar este tipo de deslocamento pode refletir em uma redução de cerca de 5% na emissão de material particulado fino na atmosfera.
Para começar, planeje o caminho a percorrer, carregue o mínimo necessário e, caso não consiga percorrer longas distâncias, intercale a caminhada com um transporte coletivo.
5 - Compre de quem você acredita
Pergunte e pesquise sobre a origem dos produtos que você consome e sempre confira se os fabricantes não estão envolvidos com desmatamento ilegal e mineração, por exemplo.
Comprar de empresas que se preocupam com a sustentabilidade é uma forma de lutar por um mundo mais justo e garantir que haja recursos para as próximas gerações.
Use o seu dinheiro como moeda de troca para investir naquilo em que você realmente acredita.