
Já ouviu falar em fachadas aeradas? Este é um sistema de assentamento do revestimento externo do edifício.
Esta técnica já é adotada em muitos países, e tem sido também muito utilizada no Brasil por combinar beleza e funcionalidade. Com ela é possível diminuir o tempo de manutenção das fachadas.
As fachadas aeradas são adequadas tanto para regiões de climas frios quanto para os locais mais quentes, uma vez que mantêm a temperatura agradável na parte interna do edifício.
Isso acontece porque na fachada aerada o material é preso por meio de inserts metálicos, que são peças de aço projetadas para fixação de placas de rocha.
Elas possuem um afastamento que pode variar entre 8 e 20 cm em relação ao edifício; mas isso pode sofrer alteração, dependendo do projeto.
Esse vão não recebe vedação nas aberturas superior e inferior, o que permite a circulação do ar, proporcionando um maior conforto térmico. Além disso, esse espaço suporta variados tipos de revestimento.
Mas, além do conforto térmico, quais as vantagens da fachada aerada? Veja a seguir.
Diminuem a umidade
Já sabemos que a fachada aerada possibilita um maior conforto térmico em relação aos sistemas tradicionalmente utilizados na construção, sendo possível reduzir a temperatura do ambiente em até 3º graus em comparação com o exterior.
Mas outro importante benefício é a redução da umidade do prédio, o que é possibilitado pela circulação constante de ar.
Isso faz com que o vapor do interior das paredes seja eliminado, processo que ocorre também com o vapor de água que se forma no interior do prédio, ajudando na conservação.
São mais rápidas para instalar
Mais uma vantagem do uso da fachada aerada é a facilidade de instalação.
Ela é instalada diretamente no concreto por meio de uma armação de alumínio ou aço, composta por placas que se unem em um sistema de encaixe.
Com isso, o prazo de entrega do edifício torna-se mais curto, beneficiando tanto a construtora quanto os clientes.
Há menor chance de problemas de infiltração
Com a fachada aerada é possível evitar uma das principais causas de problemas estruturais nas fachadas dos prédios: a infiltração.
Isso acontece por conta do afastamento de 8 a 20 cm, que evita o contato da estrutura com chuva e vento; por isso as chances de infiltração são consideravelmente reduzidas.
Praticidade na manutenção
Outro ponto forte é a praticidade para realizar a manutenção.
Como cada peça é fixada de maneira separada, a manutenção é realizada de forma individual, o que facilita esse processo e possibilita uma maior rapidez na troca das peças quando necessário.
São muitas as vantagens da utilização das fachadas aeradas na construção do edifício, que vão desde a sua instalação à sua manutenção.
E com elas os moradores podem desfrutar de conforto térmico e de redução de custos de manutenção. Além disso, as fachadas aeradas imprimem ao edifício um ar de modernidade e beleza únicos que, sem dúvida, agradarão a todos.
Aqui na Turano, estamos sempre pensando no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade ambiental, por isso nossos empreendimentos são desenvolvidos utilizando as técnicas mais modernas para promover uma experiência única de vivência.
Clique aqui para saber mais sobre os nossos empreendimentos.