Muita gente escolhe realizar a compra de imóvel na planta pelos vários benefícios que a modalidade traz. Aliás, é possível economizar e muito em um apartamento dos sonhos, se você souber fazer um bom planejamento financeiro e comprar no lugar certo.
Sendo assim, é preciso saber exatamente como esse tipo de compra funciona, quais são as vantagens e desvantagens e quando é o momento certo para comprar um imóvel na planta. Confira o conteúdo abaixo e fique por dentro!
O conceito de lançamento
Quando um empreendimento é chamado de lançamento quer dizer que ainda está na planta e a construção ainda não começou. Esta é a fase em que as construtoras e futuros moradores realizam bons negócios, pois há mais flexibilidade nas condições de financiamento, preços mais baixos e um alto potencial de valorização.
Como funciona a compra de imóvel na planta
Comprar um imóvel é algo que deve ser feito com muita atenção e pode levar tempo, até porque você está adquirindo o seu novo lar, concorda? Uma boa opção é comprar na planta,sendo esta uma modalidade aliada ao bom planejamento financeiro.
Deve-se lembrar que ao adquirir um imóvel na planta, o morador compra uma promessa de que o empreendimento ficará pronto na data estipulada pela construtora. Portanto, é de extrema importância pesquisar sobre a construtora em questão. Verificar o histórico de comprometimento com o consumidor. Isto é, verificar a qualidade e a solidez de seus empreendimentos é etapa fundamental antes da aquisição de qualquer imóvel na planta.
A próxima etapa é falarmos sobre o planejamento financeiro para os financiamentos imobiliários, composta por duas etapas: a pré e pós entrega do imóvel. Quando o apartamento está sendo construído, o comprador arca com a entrada e as primeiras parcelas. Quer saber como a Turano faz? Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais.
Quanto à entrada, a quantia é usada para arcar com a obra e evitar qualquer atraso. Quando as obras estão em andamento o comprador fica responsável pelo pagamento da primeiras parcelas, e pode optar por dividir o valor das entradas nas parcelas.
Para uma explicação mais detalhada, entenda que a tabela de financiamento é mutável de acordo com a forma que o cliente queira pagar. Por exemplo, algumas construtoras, como a Turano, têm clientes que pagam de 6 em 6 meses, outros 1 vez por ano. Já outros realizam o financiamento direto e dividido de 48 vezes.
Na realidade, de vendas de financiamento próprio é orientativa e serve para se ter base de negociação e referencial de recebimento, de fluxo de caixa da obra e de gerenciamento geral.
Uma forma convencional usada por muitas construtoras do Brasil é a entrada 15% com pagamentos mensais, semestrais e pagamento nas chaves. Mas saiba que essa condição é orientativa, pois o cliente propõe o pagamento do apartamento de acordo com o seu fluxo, e cabe às construtoras aceitarem ou proporem uma forma que seja bom para ambas as partes.
Outra questão que difere do financiamento do imóvel pronto é que a construtora não cobra juros devido ao pagamento parcelado antes de entregar as chaves. Isto é, aplica-se o INCC (Índice Nacional de Construção Civil) sobre as parcelas. A taxa trata de um dos índices que ajudam a compor a inflação no país e atua diretamente no preço dos materiais de construção.
Após a entrega das chaves, pode-se decidir se o restante do pagamento será à vista ou financiado. De maneira geral, o ideal seria quitar o restante do valor no momento de entrega das chaves, mas não é uma regra.
As vantagens e desvantagens de comprar na planta
As maiores vantagens de comprar um imóvel na planta são:
Valor acessível
Como já citamos anteriormente, comprar na planta pode ser uma grande aliada dos planejamentos financeiros. Para ter a garantia de economia, se informe sobre as construtoras e saiba quais são as condições de financiamento que elas oferecem.
A Turano Construtora, por exemplo, oferece várias opções e uma delas é financiar diretamente conosco, visto que só cobramos o INCC sobre as parcelas e toda a negociação é feita diretamente via Caixa Econômica Federal.
Algumas vantagens de financiar diretamente com uma construtora são:
- facilidade na aprovação de crédito;
- muitas condições de pagamento;
- e outras.
Valorização do imóvel
Tenha certeza de que o apartamento terá valorização caso:
- estiver bem localizado;
- a construtora for confiável e com boa reputação, assim como a Turano.
Um bairro em desenvolvimento é aquele que passa por investimentos no transporte, comércio, redes de saneamento básico, outros condomínios, ruas e avenidas asfaltadas, escolas e mais.
A vantagem de ter um imóvel valorizado é a aquisição de um patrimônio que possibilite a venda em qualquer situação de imprevisto financeiro.
Personalização
Um apartamento pronto precisa passar por reformas, já um na planta dá a oportunidade de escolher alguns detalhes para ficar do jeito que o morador sonha. Inclusive, algumas construtoras oferecem insights com os diferentes tipos de pisos, bancadas e azulejos disponíveis.
A Turano, por exemplo, possibilita quaisquer customizações que o cliente queira ao comprar o imóvel na planta.
Planejamento
Ao adquirir um imóvel na planta, é possível continuar planejando, de acordo com o prazo de entrega. Ou seja, aproveite esse tempo para pensar em questões como: eletrodomésticos, decoração, resolução dos trâmites do imóvel que mora atualmente e outras questões.
Documentação em dia
Uma grande vantagem da documentação dos imóveis na planta é a simplicidade, além da menor chance de complicação ou problema de uso. Queremos dizer que a documentação de imóveis antigos pode ser confusa por si só, e faz passar por processos longos burocráticos.
É importante lembrar que tudo que tem vantagem também conta com alguma desvantagem, concorda? Sendo assim, é preciso falar das desvantagens do imóvel na planta também. Uma delas é o atraso para a entrega da obra, causando dores de cabeça para todos os envolvidos. Por isso é importante saber da reputação e confiabilidade da construtora antes de fechar negócio.
Outra desvantagem pode ser a má localização de alguns empreendimentos de acordo com o estilo de vida do morador. Para evitar esta situação, tenha em mente a melhor localização para você e a sua família, levando em consideração o local de trabalho, escola dos filhos e mais.
Com todas as vantagens citadas o sonho de adquirir um apartamento com condições especiais fica cada vez mais fácil, concorda? Bom, antes de seguir com a leitura, saiba que a Turano ajuda você com condições que vão de acordo com a sua realidade financeira e oferece empreendimentos de alta qualidade, clique aqui e conheça.
Quando devo comprar na planta
Lendo até aqui ficou perceptível que é uma grande vantagem comprar imóvel na planta, certo? A pergunta que fica é, quando devo realizar uma compra na planta? Bom, deve-se pensar em várias questões antes de tomar essa decisão, mas de maneira geral, as dicas são:
- tenha uma relação sólida com o seu banco;
- mantenha o nome limpo na praça;
- planeje bem;
- seja realista quanto à sua condição financeira;
- escolha bem a construtora;
- confira as cláusulas de garantia de proteção;
- verifique as documentações do empreendimento;
- prefira comprar na planta também se você não se importa em realizar a mudança em 3 anos, por exemplo.
Muito importante salientar que hoje o imóvel tornou-se fonte de rendimento com rentabilidade acima de quaisquer aplicações financeiras. Ou seja, a compra de imóveis é um forte atrativo para clientes investidores financeiros no o mercado imobiliário, ainda mais quando a construtora é sólida e entrega os imóveis como a Turano. Este tipo de investimento torna-se seguro e muito rentável.
Aprendeu como funciona um financiamento de imóvel na planta? Afinal, você sabe como funciona os outros tipos de financiamento de imóvel? A Turano conta para você! Além disso, não fique de fora dos lançamentos da Turano Construtora. Temos certeza que você se surpreenderá!