Os revestimentos são importantes para qualquer obra, e talvez esse seja um dos motivos da existência de tantas opções no mercado. Os custos e a durabilidade dos revestimentos são fatores levados em consideração em uma obra, além da estética do ambiente.
Algumas construtoras ainda levam em consideração o processo sustentável para a escolha final do revestimento dos imóveis. Porém, no conteúdo a seguir, falaremos sobre a durabilidade, pois é preciso entender que cada material possui um tempo de vida útil diferente. Confira!
Para que serve o revestimento?
O revestimento refere-se aos acabamentos de piso e parede. São eles que revestem a camada externa e interna das estruturas, também chamada de alvenaria. Deve-se saber que a escolha de um revestimento impacta na estética e na funcionalidade do ambiente. Para escolher o revestimento adequado é preciso pensar em alguns pontos, como:
- quem estará no ambiente;
- qual será a função do cômodo;
- se há exposição solar e por quanto tempo;
- se o revestimento será aplicado na área interna ou externa;
- custo-benefício;
- durabilidade;
- e mais.
Quais são os diferentes tipos de revestimento?
Como citamos anteriormente, há uma gama de opções de revestimentos atualmente. Isso pode deixar muita gente na dúvida no que diz respeito ao material certo para um imóvel.
Tinta
A pintura de paredes oferece proteção contra as condições climáticas. Isto é, se for aplicada no exterior do imóvel. Além disso, o objetivo da tinta como revestimento é oferecer uma boa distribuição de luz, melhores condições de higiene e boa estética.
Além disso, também é possível aplicar tintas ou vernizes em mobílias, como nas superfícies de madeira para evitar a absorção de umidade, a qual gera rachaduras e infiltrações. Os outros tipos de superfícies que a tinta cobre podem ser o concreto e o ferro.
Os principais tipos de tintas existentes no mercado são:
- tintas pva: possuem secagem rápida, sem cheiro forte e é recomendada para ambientes internos por possuir durabilidade inferior à outras tintas;
- tintas esmaltes: tem o efeito brilhante e é usada para pintar portas e janelas, de maneira geral;
- tintas acrílicas: pode-se utilizar tanto para ambientes externos, quanto internos por possuir durabilidade maior. Por isso, custa mais, pois é resistente aos efeitos do tempo;
- tintas elastomérica: é a tinta acrílica elástica recomendada para ambientes externos, pois atua na impermeabilização do local aplicado. A grande desvantagem diz respeito à necessidade de no mínimo 4 demãos de tinta;
- tintas epóxi: é muito usada na construção civil para quadras esportivas, garagem, e outros, podendo ser acetinado, fosco ou brilhante;
Pastilhas
Esse tipo de revestimento pode ser feito de vidro, porcelana ou cerâmica em diferentes cores, formatos e tamanhos. São conhecidas pela durabilidade e facilidade de limpeza. Geralmente, são usadas em superfícies curvas, pilares, banheiros e até piscinas.
São resistentes que nem o porcelanato e a cerâmica, e por isso podemos vê-las como pisos, apesar de não serem mais comuns. Sendo assim, usa-se em espaços menores, como uma faixa na parede.
Granito
O granito é uma das opções mais comuns e tradicionais quando o assunto é revestimento. A composição desse material conta com mineral como o quartzo, mica, feldspato e zircão.
A rocha é bem escolhida pela estética, resistência à impactos e alta durabilidade. É possível utilizá-lo no revestimento de pisos, paredes e fachadas, além de tampos para pias, balcões e até mesas. Ou seja, pode ser usado em áreas externas e internas, já que possui resistência à poluição e aos produtos de limpeza.
Um material semelhante e muito comercializado é o granito ecológico, ou o ecogranito. Esse pode ser uma opção alternativa ao granito, leia sobre o material no tópico abaixo.
Ecogranito
A composição do granito ecológico vem da extração de rochas da natureza, nas quais são compostas por resíduos inutilizados da extração do granito e mármore. É possível aplicar esse revestimento em vidros, placas de cimento, drywall e até madeiras.
A durabilidade do ecogranito é maior que a do granito, por ser um produto mais maleável O custo-benefício também atrai: é mais barato que o granito e não necessita de muitos equipamentos para a aplicação.
Fachada aerada
Esse revestimento oferece conforto térmico e acústico. Aplicado na parte externa, a fachada aerada fica a 20 cm de afastamento da edificação para a circulação de ar.
Isto é, o bolsão de ar possibilita a ventilação vertical constante e evita o superaquecimento da fechada. Além disso, é capaz de reduzir a umidade, ajuda a controlar infiltrações e é fácil de limpar.
A fachada aerada é muito usada para projetos que envolvem processos de construção e arquitetura sustentáveis.
O que interfere na durabilidade dos revestimentos?
A interferência na durabilidade de um equipamento está ligada às patologias que as cercam. Para entender melhor o tópico, saiba que as patologias na construção civil são caracterizadas pelos estudos das causas e danos em edificações, obras de infraestrutura, superestruturas, saneamento, indústrias, e mais.
Para revestimentos, os principais elementos que interferem na durabilidade dos materiais são:
- fissuras, quando há erros na aplicação ou dilatação térmica;
- destacamentos são comuns nos revestimentos de cerâmica e são identificados por meio da perda de aderência de placas do material;
- bolor, ou manchas escuras comprometedoras da saúde dos moradores;
- manchamento são comuns em revestimentos externos de cerâmica devido À degradação dos materiais;
Recapitulando, as patologias interferem na durabilidade dos materiais, assim como a má aplicação, questões climáticas e até mesmo pouca qualidade. Portanto, os revestimentos de maior custo-benefício, levando em consideração a durabilidade, dependerão do local onde será aplicado.
Por isso, é importante saber quais foram os materiais e processos adotados pelas construtoras antes de pensar em chamar um imóvel de lar.
Já que estamos falando sobre revestimentos, você imagina como é feito o descarte deste e de outros resíduos na construção civil? Confira o conteúdo sobre o assunto e fique por dentro!