Viver em harmonia em um lar aconchegante é o sonho de muita gente, não é mesmo? Não dá para discordar que um dos elementos que nos remete à paz e ao aconchego de um lar é o verde. Estamos falando do cultivo de plantas dentro de casa, também chamado de Urban Jungle.
Essa tendência está crescendo cada vez mais no país, tendo outras variações, como a Urban Rain Forest e até Jungalow. Mesmo assim todas remetem a um conceito comum: a de elementos da natureza dentro do apartamento em meio a caixotes de madeira, concreto e outros materiais.
O fato é que não são só os moradores que estão apostando em trazer o verde para a casa. As construtoras também estão realizando projetos de prédios verdes altamente sustentáveis para contribuir com a preservação do meio ambiente e oferecer conforto para os moradores.
Quer saber mais sobre o conceito e como construtoras como a Turano está realizando empreendimentos ligados à natureza? Prossiga com a leitura e descubra.
O que é decoração Urban Jungle?
A Urban Jungle é uma sigla em inglês para selva urbana que é caracterizada por decorações de plantas e elementos ligados ao meio ambiente no interior do imóvel. Aqui, o principal objetivo é sentir a tranquilidade que a natureza oferece dentro de casa.
Por isso, esse tema não é apenas estético, mas também tem a necessidade de aproximar o homem da natureza. Tem sido uma das últimas tendências da decoração e está longe de sair de moda.
Além de ser elegante, esse tema faz parte da preocupação com a sustentabilidade que o mundo criou nos últimos anos. Ter plantas em casa melhora a qualidade do ar, pois algumas espécies filtram os poluentes, diminui níveis de estresse e ansiedade e deixa o ambiente visualmente confortável. A tendência ganhou espaço nas grandes cidades, justamente pela dificuldade que essas áreas têm de ter contato com a natureza.
Quando devo usar a Urban Jungle?
A Urban Jungle deve ser usada para aproximar a sua família do verde, e aproveitar dos benefícios citados no parágrafo anterior. Além disso, é possível cultivar espécies frutíferas e pequenas hortas para aproveitar ainda mais a decoração.
Montar uma urban jungle no seu imóvel não é complicado, mas existem técnicas que podem ajudar.
O primeiro fator a se pensar é o encaixe das plantas na rotina dos moradores, pois além de decorar é preciso cuidar. Separe um tempo pela manhã para regá-las e lembre-se: algumas plantas precisam de mais iluminação que outras e por isso o indicado é que o imóvel tenha acesso à luz natural.
Para aplicar esse tipo de decoração, utilize o espaço da sacada para criar um jardim vertical e plantas suspensas. Mas caso queira adicionar plantas em locais com pouca luz, como nos corredores, prefira as plantas de sombra com boa adaptação à falta de luz. As plantas indicadas nesse caso são as marantas, a zamioculca e os antúrios.
E quanto aos prédios verdes?
Até aqui vimos que a urban jungle pode ser aplicada dentro dos apartamentos, mas também pode ser observada no prédio todo. Atualmente, construtoras optam por prédios sustentáveis e com responsabilidade ambiental para promover experiências únicas de vivência perto da natureza, mesmo no em centros urbanos.
Esses são chamados prédios verdes, que também contam com selos de certificação de processos sustentáveis.
Esse é o caso do edifício Tívoli, da Turano. Com alto padrão de qualidade e selo verde, o empreendimento oferece o que há de melhor entre prédios verdes. E é esse tipo de empreendimento que você deve procurar morar, e oferecer para a sua família a vivência perto do verde com inovação e tecnologia.
De maneira geral, os prédios verdes ganham esse nome porque possuem características como:
- uso eficiente de energia por meio de sistemas de captação solar;
- coleta seletiva e gestão de resíduos eficiente;
- uso eficiente da água por meio de reservatório de águas cinzas e subterrâneo de água potável;
- impacto reduzido na região de entorno ao contribuir para a diminuição de emissão de gases de efeito estufa.
E então, entendeu a importância da urban jungle nos apartamentos e nos edifícios? Para mais conteúdos relacionados à sustentabilidade na construção civil, acompanhe o blog da Turano Construtora.