As infiltrações em apartamentos são conhecidas por causar transtornos e dores de cabeça, chegando a incomodar mais que aquele vizinho barulhento. Esse tipo de situação desencadeia problemas nas estruturas da edificação a longo prazo, podendo causar risco para a saúde e ainda o aumento dos custos da conta de água para os condôminos e/ou para o condomínio.
Bom, para que você evite infiltrações no seu próximo apartamento, é necessário saber o histórico da construção, os materiais usados pela construtora e os projetos feitos durante a construção. Tudo isso para evitar que a situação vire um problema para você.
Por isso, neste conteúdo, falaremos sobre as infiltrações, as causas mais comuns, o que você deve saber ao comprar um apartamento e o que fazer caso o problema ocorra. Confira!
O que são infiltrações?
Infiltrações são caracterizadas por vazamentos de água que causam penetrações nas paredes, nos tetos, marquises, sacadas, terraços, piso e outros ambientes. Além de ser um problema chato para o morador, as infiltrações provocam o rompimento da pintura, proliferação de fungos e, como consequência, despertam alergias.
Aliás, não pense que as infiltrações são causadas somente por erro humano. Um dos grandes causadores é a chuva, e no nosso país as chuvas do começo do ano são bem frequentes.
Por esse motivo, as construtoras devem desenvolver e executar os projetos de impermeabilização conforme as normas técnicas, você já ouviu falar desse tópico? Será possível encontrar informações sobre o assunto mais à frente, então, prossiga com a leitura e fique por dentro.
Como identificar uma infiltração?
Depois das chuvas fortes do começo do ano, ou ao longo do ano, fique atento a alguns sinais que mostram possíveis infiltrações em um apartamento:
- umidade da parede;
- mofo ou manchas escuras;
- bolsão na pintura;
- pintura descascando;
- azulejos soltos;
- rodapés soltos.
Caso identifique um ou mais pontos desses, entre em contato com o condomínio ou com o prestador de serviços especializado para resolver o problema.
Como evitar infiltrações?
O primeiro passo para evitar infiltrações é saber do histórico de construção do imóvel. Dessa forma, é possível saber como a construtora atuou para conter as infiltrações, preservando o bem-estar dos moradores.
Lembra do projeto de impermeabilização que citamos no início do conteúdo? Pois então, esse é um dos processos realizados durante a construção de imóveis para evitar vazamentos futuros.
Para construir é muito importante ter metodologias executivas contando com várias projeções, como as arquitetônicas, elétricas e hidráulicas, estruturais, e outras. Entre essas projeções há também a de impermeabilização.
Caso o seu apartamento tenha enfrentado infiltrações fora do período chuvoso do nosso país, é possível considerar que a construtora responsável não viabilizou um projeto de impermeabilização para a execução da obra.
É válido ressaltar que toda obra no Brasil deve ter um responsável técnico, seja ele um engenheiro ou arquiteto. Esse profissional deve conhecer e cumprir todas as normas técnicas exigidas pela lei.
E saiba que são inúmeras, e nesse meio existem normas que abrangem a eficiência dos sistemas utilizados até o controle de argamassas específicas para impermeabilização. As principais normas técnicas referentes a este conteúdo são:
- NBR 9574:2008, referente às Exigências e Recomendações sob execução de impermeabilização;
- NBR 9575:2010, referente à Impermeabilização, Seleção e Projeto;
- NBR 15575:2013, referente ao Desempenho para todas as tipologias de sistemas de um edifício, no nível estrutural, acústico, hidrossanitário e outros.
E quanto às manutenções periódicas?
É preciso ficar atento às datas das manutenções periódicas, principalmente em edifícios residenciais. Esse tópico é importante, pois tudo possui um período de vida útil, resultante da deterioração natural das estruturas. Nesse contexto, dependendo do processo de execução e materiais usados, a vida útil de um prédio pode variar.
Em suma, preste atenção ao procurar um novo lar, pois a segurança e o bem-estar da sua família devem ser prioridades ao adquirir um apartamento. Para evitar transtornos no futuro, procure saber da construtora responsável pelo imóvel. E, claro, se o projeto de impermeabilização foi realizado, antes de fechar negócio.
Quer saber mais sobre os assuntos relacionados à construção civil? Basta conhecer o blog da Turano Construtora!