A energia solar tem se popularizado cada vez mais e tem bons motivos para isso: além de ser mais econômica, é também mais sustentável. Produzida através dos raios solares, esse modelo de geração de energia é um dos pontos principais na busca de um planeta mais saudável.
Conforme o Greenpeace, o estudo chamado Revolução Energética afirma que o Brasil pode chegar até a metade desse século com sua matriz energética completamente limpa e renovável.
Dessa maneira é possível frear as emissões de gases poluentes e ainda proporcionar contas de luz mais baratas para a população. E o uso dessa energia também pode ser aproveitado em escalas maiores do que somente nas residências.
Ou seja, a energia solar é uma opção sustentável possível para construções civis que se preocupam com a manutenção do planeta Terra de forma saudável para todos.
Ainda que seja muito popular, existem questões sobre que não são claras para todo mundo. Por isso, o que faremos neste artigo é explicar tudo o que você precisa saber sobre energia solar. Confira:
A definição de energia solar e seu funcionamento:
Os termos podem se confundir, mas na verdade eles tratam da mesma coisa: energia solar e energia fotovoltaica são aquelas que utilizam a luz do sol como fonte de energia.
O que acontece é a conversão da energia do sol, que é eletromagnética, em energia elétrica, que pode ser utilizada normalmente para residências, comércios e indústrias.
A captação de energia dos raios solares é feita por meio de painéis solares, que normalmente são instalados em telhados. A partir disso é que acontece a conversão em energia elétrica, por um inversor solar.
Quanto mais luminosidade a placa captar, melhor para a conversão de energia. A boa notícia é que o Brasil é um país excelente para essa proposta por se tratar de um país com muita incidência de iluminação solar.
Confira as principais características da energia solar:
- Não gera resíduos;
- Pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz;
- Tem vida útil de mais de 20 anos;
- Fonte de energia alternativa;
A economia na conta de luz é um atrativo e tanto. A diferença de preço surge logo assim que a energia solar é implementada e o custo da instalação, que pode ser um pouco elevado, logo é compensado.
Importante lembrar que o imóvel não precisa estar em construção para que sejam instalados os painéis. Esse é um investimento que pode ser feito a qualquer momento.
A relação da energia solar com a construção civil:
Mesmo podendo fazer a instalação depois, considerar a energia solar na hora de planejar uma construção faz toda diferença. Isso porque assim é possível analisar melhor o local para os painéis e para o inversor.
Além disso, essa combinação entre construção civil e energia solar pode ser extremamente benéfica ao passo que reconcilia uma relação que nem sempre foi bem vista: meio ambiente e construção civil.
Há muito tempo a construção civil é apontada como uma das áreas que mais impacta negativamente o meio ambiente. Isso se justifica pela quantidade de resíduo que uma construção gera e o alto consumo de de fontes poluentes.
O crescimento desenfreado dos grandes centros urbanos custaram muito caro para a saúde do planeta. Por isso, atualmente é cada vez mais comum encontrar painéis solares até mesmo em metrópoles desenvolvidas e não apenas em imóveis residenciais e comerciais.
Pensar em soluções sustentáveis como uma fonte de energia alternativa demonstra interesse e responsabilidade com o meio ambiente.
Confira as aplicações da energia solar na construção civil:
Como falamos, essa combinação tem tudo para gerar bons frutos. Mas como ela pode ser aplicada na prática? Listamos três possibilidades:
- Energia para a construção:
Se a demanda de energia for considerada e calculada corretamente nas etapas de projeto e elaboração, é possível que a energia solar supra a demanda energética de toda a construção.
- Valorização do imóvel:
Sem sombra de dúvidas um imóvel com painéis solares tem um diferencial que chama atenção. Além de estar de acordo com as demandas de atualização do mercado, essa é uma compra que de cara apresenta dois benefícios: economia e sustentabilidade.
Mas não é só quem escolhe morar em uma casa que pode usufruir desse benefício. Os painéis solares podem ser aplicados para gerar energia para um edifício, e assim todos os moradores também podem contribuir dessa ferramenta e consumir energia sem degradar o planeta.
- Use somente o necessário, e ganhe por isso:
Essa é uma grande vantagem das placas solares. A partir do momento que a produção de energia é superior a utilização da edificação, existe a possibilidade de o consumidor vender o excesso para a concessionária que fornece energia elétrica.
Isso pode ser realizado por meio de leilões regulados pela ANEEL ou no mercado livre de energia.
A energia solar na construção civil, além de toda a questão ambiental que está relacionada, é também uma vantagem competitiva no mercado.
Estar atento a pautas ambientais é se importar com o futuro do planeta e não ficar para trás quando se trata de desenvolvimento sustentável.