O lar deve refletir a personalidade daqueles que ali vivem. As cores são utilizadas para trazer sensações, vibrações e sentimentos para os moradores de uma casa.
As cores também influenciam na percepção do ambiente, já que dependendo da tonalidade ele pode parecer mais iluminado e até maior.
Quando você pensa em um ambiente bacana para reunir toda a família, o espaço que você mais passa o tempo, qual cômodo vem à mente?
A cozinha é um ambiente que oferece mais possibilidades quando o assunto são reformas e decorações.
É um espaço que permite trabalhar com cores vibrantes para trazer um clima de descontração e animação no local. E há diversas formas de trabalhar isso no seu projeto.
Aposte nas cores
Apostar em cores vivas na hora de decorar é uma excelente maneira de transformar a cozinha em um ambiente mais alegre e moderno.
Isso pode ser feito não só com a pintura das paredes, mas também com jogos de iluminação que realcem determinadas paletas de cores, itens decorativos (adesivos, quadros, ladrilhos, entre outros) e, também, com eletrodomésticos.
A combinação de duas ou mais cores também se torna interessante para quem busca renovar a cozinha e trazer mais modernidade.
Por exemplo, tons mais sóbrios como o preto e cinza deixam o ambiente mais sofisticado.
Se você quer ousar, aposte no inusitado: azul e vermelho, que traz um toque moderno; rosa e preto para quem busca um ambiente romântico e aconchegante; até mesmo o verde e o cobre, que faz com que o ambiente se torne clássico e luxuoso.
Existem também aqueles que preferem que apenas um tom se sobressaia no ambiente. O conceito Total Black está em alta e dita que o preto é o novo branco, podendo ser utilizado de diferentes maneiras na hora de planejar a decoração do ambiente.
Do mesmo modo que o preto, o cinza também tem se tornado o queridinho dos decoradores. Além de deixar o ambiente mais sofisticado, ele também oferece combinações com o uso de uma cor viva, como o amarelo.
Como escolher a cor da minha cozinha?
Não existe uma regra para definir as cores para cozinha. O mais importante é tentar escolher uma tonalidade adequada às características do ambiente, à personalidade dos moradores e ao estilo desejado.
Nas cozinhas pequenas, prefira as cores mais claras, com detalhes em tons neutros. Mas nada impede que você ouse sem decoração e combinação.
É importante que você identifique a personalidade que quer transmitir e que faça com que o ambiente seja agradável e aconchegante.