As “paredes galerias”, que são paredes cheias de quadros, nunca saem de moda. E, de uns anos para cá, elas estão cada vez mais populares nos lares brasileiros. Não é à toa, pois esta é uma proposta muito criativa de expor várias fotos ou quadros de uma só vez, em um só espaço.
Mas agora a pergunta que queremos lhe fazer é: como organizar isso nas paredes do seu lar?
Parece uma tarefa fácil; mas acredite, não é. A disposição dos quadros e seus efeitos irão transmitir a ideia do ambiente, se ele é mais formal ou informal. Contudo, isto é uma questão de brincar com simetria ou assimetria dos conjuntos.
Trouxemos você até aqui para te dar algumas ideias de composições. Então vamos lá. Confira o texto e as imagens abaixo.
1 - Composição aleatória
Uma composição aleatória trata-se de quadros que podem ou não ter a mesma proporção e estilo. E a ideia é colocá-los em disposições e espaçamentos diferentes; ou seja, algumas peças ficarão mais para baixo, outras mais pra cima; umas à direita, outras à esquerda.
A proposta neste tópico é a exposição em uma área mais informal e íntima; por exemplo, em um quarto ou em uma sala de televisão. Enfim, ambientes de descontração.
2 - Composição com base em uma linha central
Nesta composição a ideia é simetria, ok? Todos os quadros estão alinhados e conversam entre si. É muito comum que os itens expostos na parede estejam na linha dos olhos, quando a posição do quadro for horizontal. Agora, se você optar por quadros na vertical, é interessante basear-se em um móvel abaixo, como um sofá ou aparador, por exemplo.
A proposta neste tópico é trazer uma atmosfera clean e sofisticada. Se as molduras estiverem em harmonia, esse ambiente é formal; agora, se optar por cores e toques distintos, seu ambiente será informal.
O indicado é usar esta proposta em escritórios, sala de espera e hall de entrada.
3 - Composição retangular ou quadrada
Você tem uma quantidade de quadros e gostaria de expô-los, porém de uma forma em que eles não ultrapassem uma determinada área.
A ideia aqui é fazer uma marcação retangular ou quadrada, e dentro dela colocar todos os quadros (aqui seria interessante optar por quadros simétricos). Desta forma, ao olhar de longe, todos os itens irão parecer um grande quadro.
4 - Composição em dois eixos
Esta composição é interessante para aquela parede sem nada por perto. Aquela parede que não tem utilidade alguma dentro do lar. Neste caso, temos uma solução: trace um “x” na parede; após isso, espalhe quadros na superfície como se fossem raios - o que também pode trazer uma perspectiva de amplitude para a sua casa.
5 - Composição em diagonal
Esta proposta é interessante para imóveis com escadas, mas é possível fazer em qualquer um. Basta traçar uma linha em diagonal e espalhar os quadros sobre ela. Mas lembre-se, a linha tem que estar paralela ao chão.
Agora que você já aprendeu a transformar a parede da sua casa, que tal colocar a mão na massa, hein? Mas lembre-se de fazer isso colocando a sua personalidade e estilo na decoração.